BLOG DO CUCA

Centro de Umbanda Caminhos de Aruanda (CUCA) localizado na cidade do Rio de Janeiro, na rua eng. Mário de Carvalho, 135- Vicente de Carvalho (próximo ao metrô de Vicente de Carvalho), com sessões (consultas com caboclos pretos velhos) às quartas, a partir das 19:00 horas, e aos sábados, a partir das 18 horas. TODOS OS NOSSOS ATENDIMENTOS SÃO GRATUITOS. O intuito deste blog é trazer informações acerca do CUCA e da Umbanda, mostrando nosso dia-a-dia.

14.6.09

Um pouco mais sobre intolerância

Na última postagem, falamos sobre o ocorrido no centro do pai Joelmir D´Oxossi. Falamos o quanto essas atitudes nos trazem sentimento de tristeza, indignação e repúdio. Inclusive, hoje ocorreu uma caminhada dos adeptos da religiões afro em demonstração de solidariedade ao Joelmir.
Mas na verdade, o que queremos falar aqui é sobre um outro lado: o espiritual.
Na gira de ontem, o Gregório antes de iniciar os trabalhos, teceu alguns comentários sobre o ocorrido, pedindo aos nossos guardiões que os amparasse nesse momento no qual pai Joelmir estava passando
Pois bem, ao final da gira, o Seu Tranca Ruas não se fez de rogado e falou algumas coisas que ainda repercutem em nossa alma: “Quanto mais pisam na Umbanda, mais ela cresce, como semente sendo enterrada em terra fértil. A vocês não cabem fazer julgamentos, pois somente o “Homem Coroado” tem esse poder. A nós cabe o trabalho, sempre no silêncio. Pois eu digo uma coisa: podem quebrar tudo, mas não vão quebrar o meu coração, que é a minha fé”.
Sábias palavras de uma visão que até então não tínhamos. De fato, estamos ainda muito distantes dessa consciência espiritual e de união dos Umbandistas. Refletiu bem o que foi a gira de ontem.
Ah, em breve falaremos sobre a gira (que gira!!) em homenagem aos nossos exus e pombagiras.

Abraços fraternos!

3 Comentários:

Blogger Ivone Mattos disse...

E ainda dizem que Exú é demonio, se fosse o que nós seriamos!!! Creio que com essa mensagem cada um saiu de lá refletindo muito a respeito desta entidade que na verdade é um anjo guardião e bom justiceiro. E pra falar na gira!!! Que gira!! Espetacular!!! Alto astral!!! Aos dirigentes Gregório e D. Marilene e dirigentes espirituais meu muito obrigada por me permitir fazer parte deste grupo maravilhoso, a minha familia CUCA.
Abraços

segunda-feira, junho 15, 2009  
Anonymous Anísio disse...

Na verdade o que ocorreu, com nosso Irmão Joelmir e com outros dirigentes, ultrapassou os limites da intolerância, pois quando chega a esse ponto passa ser FANATISMO. As religiões Afro-brasileiras sempre foram discriminadas com mais vigor que as demais religiões. Não se tem notícia de nenhuma Igreja Católica, Centro Kardecista ou Igreja Evangélica ter sofrido algo semelhante. A história mostrou isso, fomos reprimidos, quando queríamos adorar nossos Orixás ao chegarmos da África, pelos senhores de escravos e a Igreja Católica. No passado terreiros eram fechados, dirigentes eram presos pela própria polícia. Hoje apesar da liberdade religiosa protegida pela Constituição, ainda assim, somos violentados. Mas de acordo com as “sábias palavras” de Seu Tranca Ruas a mensagem que ele nos deixa se resume numa só palavra, PERCEVERANÇA. Ou seja, aconteça o que acontecer não desistiremos nunca.

segunda-feira, junho 15, 2009  
Blogger Unknown disse...

Bem... como a maioria dos frequentadores do CUCA devem saber, o CELFC já sofreu por um ato de intolerância, mas sábias foram as palavras do nosso maravilhoso Exú. Assim com ele falou, um dia eu vi toda a minha casa incendiada e disse ao "vento", A MINHA FÉ VOCÊS NÃO PDOEM QUEIMAR. Avante, filhos de fé!!!
Agradecido Abraço,
Pai André d'Oxóssi - CELFC

segunda-feira, setembro 21, 2009  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Downloads
Contador de Visitas