BLOG DO CUCA

Centro de Umbanda Caminhos de Aruanda (CUCA) localizado na cidade do Rio de Janeiro, na rua eng. Mário de Carvalho, 135- Vicente de Carvalho (próximo ao metrô de Vicente de Carvalho), com sessões (consultas com caboclos pretos velhos) às quartas, a partir das 19:00 horas, e aos sábados, a partir das 18 horas. TODOS OS NOSSOS ATENDIMENTOS SÃO GRATUITOS. O intuito deste blog é trazer informações acerca do CUCA e da Umbanda, mostrando nosso dia-a-dia.

1.3.10

Desenvolvimento

Nesse final de semana chuvoso, resolvi navegar pelo orkut. Entrei na comunidade do CUCA e vi um tópico sobre desenvolvimento, onde uma irmã queria saber detalhes, até por falta de esclarecimentos que há sobre o assunto.

Quando li, percebi que por vezes passamos direto por um tema sem qualquer comentário, achando que está claro para todos. E notei que isso não acontece. E o pior: as vezes ACHAMOS que sabemos... digo isso porque após ler os comentários das pessoas, eu me perguntei o que seria o "desenvolvimento"... até organizar as idéias, entender a importância disso na religião e em toda sua sistemática, demorou um pouco. Por isso resolvi dedicar esse texto falando sobre o tema.

Para entender a necessidade e a importância do desenvolvimento mediúnico, é preciso saber o que é médium. Significa medianeiro, aquele que faz a "ponte" entre os dois mundos (essa expressão é bem mística, não acham?), o físico e o espiritual. Existem diversos tipos de mediunidade: a psicografia, vidência, clarividência ( tipo de mediunidade que permite ver fatos que ocorreram no passado e que ocorrerão no futuro. Hoje em dia esse tipo de mediunidade é MUITO RARA!),audição, transporte, psicofonia, dentre outras tantas. Vamos nos ater a psicofonia, ou incorporação, utilizado nos terreiros de umbanda.

O desenvolvimento mediúnico, ou educação da mediunidade, ou treinamento mediúnico, é o momento em que você entra em sintonia com as entidades, para que elas possam "moldar" o seu aparelho mediúnico para os trabalhos a serem feitos. É um enlace de energias, onde o médium, juntamente com seus guias, ganharão o que se chama de "afinidade fluídica".

Muitas vezes vemos, na Umbanda, um médium se jogando de um lado para o outro. Algum desavisado (e sempre há) diz a seguinte pérola: "é o guia que está dando surra no cavalo"... meus amigos, não é! O que ocorre é um choque de energias, onde o médium, talvez por uma energia mais densa, entra em contato com outro tipo de energia, ainda desconhecida dele, com certeza mais tênue e elevada, havendo o "choque", resultando, não raro, nesse tombar dos médiuns.

Então, é necessário, imprescindível, que o médium se prepare mentalmente e espiritualmente, sendo o auxiliador no processo do desenvolvimento. Tendo boas energias, a comunicação se torna mais fácil. O médium entenderá a mensagem que está sendo recebida e será bom reprodutor desta.

Pela grandiosidade de energias que se exigem nesse trabalho, o ambiente tem de estar seguro, bem firmado e sem assistência - porta de entrada de perturbações espirituais.

O médium tem de ter a consciência da responsabilidade no processo do seu desenvolvimento, pois dele dependerá o bom aproveitamento da comunicação e da corrente na qual faz parte. Daí a importância de um desenvolvimento mediúnico sério. A grossíssimo modo, é como se nós, médiuns, fôssemos os soldados sendo treinados para uma batalha. Se o treinamento não for bom, ou se apenas poucos dos soldados estiverem preparados, os outros não preparados é que os levarão à derrota. Todos nós somos muito importantes uns para os outros. Nós não somos "marionetes" dos espíritos, mas co-colaboradores do trabalho.

Nesse dia de desenvolvimento, os guias dos outros médiuns ajudam os iniciantes, juntamente com os preceitos da Umbanda, que auxiliam na comunhão dos espíritos.

Da mesma forma, não existe médium "desenvolvido"... o aprendizado é eterno, sempre temos muito a buscar, a nos preparar. E a gira serve como repositório das energias.

É interessante, pois deste tema vem um monte de "penduricalhos"..."então o médium não é inconsciente?"; "o espírito entra em nosso corpo no momento da incorporação?";"sou eu que estou falando ou o guia?"...

Tantas e tantas perguntas... haja textos no blog para respondê-las! 

Quem quiser, é só mandar perguntas ou sugestões de textos na parte de "comentários".


"Os Espíritos amigos sempre mostram disposição de nos auxiliar, mas é preciso que, pelo menos, lhes ofereçamos uma base..." (Chico Xavier)




Será que a visão espiritual de um desenvolvimento na Umbanda é assim?










Paz e bem a todos!



2 Comentários:

Blogger Alexandre disse...

No texto me chamou a atenção a frase: "Não existe médium desenvolvido". Achei ótima a colocação e concordo.

Médiuns estão em permanente aprimoramento e refinamento, visando a manter a sintonia com a espiritualidade.

Ou seja, não existe médium desenvolvido, mas médium em constante desenvolvimento, acrescentaria eu.

Um abraço, repleto de energia e paz.
Alexandre Arantes

domingo, dezembro 16, 2012  
Blogger Alexandre disse...

Triste quem acha que chegou ao topo e estaciona. A evolução não para.

Um abraço, repleto de energia e paz.
Alexandre Arantes

domingo, dezembro 16, 2012  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Downloads
Contador de Visitas