BLOG DO CUCA

Centro de Umbanda Caminhos de Aruanda (CUCA) localizado na cidade do Rio de Janeiro, na rua eng. Mário de Carvalho, 135- Vicente de Carvalho (próximo ao metrô de Vicente de Carvalho), com sessões (consultas com caboclos pretos velhos) às quartas, a partir das 19:00 horas, e aos sábados, a partir das 18 horas. TODOS OS NOSSOS ATENDIMENTOS SÃO GRATUITOS. O intuito deste blog é trazer informações acerca do CUCA e da Umbanda, mostrando nosso dia-a-dia.

20.6.09

Festa de Exús - De dois pontos do terreiro.

Primeira visão

Em uma gira de Exu tudo se espera. Talvez vestimentas vistosas, cores vivas, com saias bem engomadas e armadas. Talvez a fartura da bebida, do álcool, demonstração (?) irrefutável da presença deles no terreiro. Quem sabe uma conversa de canto de ouvido, um palavrão bem colocado, uma “chamada” forte no consulente, trazendo para uma realidade. Tudo isso misturado com um som forte e cadenciado de ogãs que ora cantam, ora toma uma cerveja e uma churrasqueira acesa convidando os consulentes para uma “carninha bem passada”.
Quem não conhece o CUCA e, indo pela 1ª vez, pudesse encontrar tais elementos, se enganou. A beleza da festa dos exus que ocorreu no último sábado, dia 13 de junho, se fez na simplicidade e na energia que eles transmitiram. Como descrever com palavras o sentimento de leveza e pureza espiritual sem ser pobre com esta discrição? Para ser sincero, fiquei quase 5 dias pensando em como colocar no “papel” algo que tocou no coração de todos. Impossível, tanto pela falta de talento pessoal quanto pela grandiosidade do evento.
Nada ocorreu de diferente no ambiente material. A organização, sempre primorosa, estava presente. A decoração, impecável. O atabaque, em completa sintonia. A diferença estava nos “donos da festa”. Muita alegria, respeito, disciplina e lealdade com os princípios da Umbanda. Sentíamos a vibração marcante deles, olhando-nos e escutando nossos pedidos e agradecimentos. Exu é magia, obediência, descontração, trabalho. E ficou claro na festa. Exu é, por tudo isso, grandioso, como grandiosa foi a sua festa!
Por tudo que foi demonstrado no sábado, quem me dera no futuro(e espero que distante), ao me desvencilhar das amarras da terra, ser conduzido por eles até os seus postos. Não será merecimento, e sim misericórdia divina...

Segunda visão

Chamar a comemoração de 13 de junho de Festa de Exús, já se tornou redundante. A presença dos Exús, por si só, já é uma festa e essa festa só acontece por eles estão lá, em terra. Talvez, o que melhor defina essa data é o que comumente ouvimos no terreiro: “Hoje é o dia deles”.
Nenhum elemento “festeiro” consegue ser esquecido: as bebidas, o fumo, as gargalhadas, as conversas animadas e a música....Tudo se encaixa tão perfeito aos Exús que é impossível estarmos na presença deles e não chamá-los de compadres e comadres, afinal que melhor saudação teríamos aos amigos espirituais numa noite de festa tão descontraída?!
Mais uma vez, os consulentes agradecidos, os médiuns eufóricos e os Exús em alegria máxima puderam transformar mais essa noite de Santo Antônio em mais uma festa única e inesquecível. A energia do terreiro se manteve do início ao fim em grande astral, mérito de todos, que desde a vinda dos Exús em terra até o momento da subida, estiveram em perfeita sintonia com a noite deles, cantando, batendo palmas e recebendo as suas saudações (e energia) com misericordiosa consternação junto às cordas do terreiro ou no momento do passe. A noite com os Exús nunca é a mesma. Ainda mais quando podemos observar o desenvolvimento desses espíritos junto aos seus médiuns e ao CUCA; o aprimoramento na forma de trabalho e a sua vibração capaz de absorver nossos clamores mais íntimos. De fato, o que seria de mim (de nós) sem Exú em nosso caminho caminho.

Sinceros agradecimentos e abraços fraternos à todos!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Downloads
Contador de Visitas