BLOG DO CUCA

Centro de Umbanda Caminhos de Aruanda (CUCA) localizado na cidade do Rio de Janeiro, na rua eng. Mário de Carvalho, 135- Vicente de Carvalho (próximo ao metrô de Vicente de Carvalho), com sessões (consultas com caboclos pretos velhos) às quartas, a partir das 19:00 horas, e aos sábados, a partir das 18 horas. TODOS OS NOSSOS ATENDIMENTOS SÃO GRATUITOS. O intuito deste blog é trazer informações acerca do CUCA e da Umbanda, mostrando nosso dia-a-dia.

25.3.10

Um dia de desenvolvimento diferente...

     Nessa segunda-feira que passou, dia de desenvolvimento mediúnico no centro, fomos "convocados" pelo seu Tranca Rua, para uma conversa. Assim que iniciou-se o trabalho, todos ficaram colocados à  frente dele e da Dona Cigana ...e durante quase 3 horas ouvimos muito... mas não ouvimos bronca, ameaças, palavrões (coisa que não se escuta dele), nem tampouco assuntos relacionados a situações terrenas. O que foi passado foi uma aula de conduta mediúnica e postura ética dentro de um centro de Umbanda e da vida como um todo.


     Ao iniciar a conversa, sentíamos nitidamente a presença de todos os exus que trabalham na casa auxiliando naquele momento. A atmosfera era de respeito, seriedade, mas não estava com um ar "pesado" como de um empregado que se coloca na frente do chefe para ouvir as críticas do seu trabalho. O que foi passado, por vezes é batido constantemente nas conversas, mas da forma que foi colocado, é para não se esquecer.


     O que os exus dirigentes da casa queriam era chamar a nossa responsabilidade enquanto médiuns. Esquecemos, não raro, que SOMOS MÉDIUNS 24 horas por dia, e que esse "link" com as entidades não deve ser feito apenas no terreiro, na hora da oração. Aliás, o que faz essa ligação ser bem sucedida é a conduta que temos durante o nosso dia, e não dentro do terreiro.


     Escutamos, de cabeça baixa, que normalmente procuramos quando precisamos, mas tão logo a resposta é dada, viramos as costas para eles. E que a carência que reclamamos é fruto dos nossos atos, pensamentos e atitudes. Falta GRATIDÃO com a casa e com as entidades. Muitos ali chegaram e nada tinham. E assim que foram tratados, abandonaram a responsabilidade.


     A palavra gratidão me marcou muito... porque exu é, por definição, leal. Lealdade e gratidão são características inatas a todos esses trabalhadores, ao ponto de Dona Cigana dizer que, pela sua "menina", ela é capaz de dar passos para trás só para defendê-la. Não há lealdade maior que essa.. de deixar de pensar em si para cumprir, com lealdade, aquilo que lhe foi designado. E isso acontece com toda essa falange. E o que damos a eles em troca? Essa foi a pegunta central deixada por seu Tranca Rua. Os abandonamos, mas NUNCA somos abandonados. E esse "abandonar" não significa deixar de pensar neles. Pensamos sempre, talvez. E quem sabe até pedimos e agradecemos por tudo. Mas abandonar, para eles, é não seguir com lealdade, gratidão, JUSTIÇA, amor e fé. De que adianta levantar, pela manhã, agradecendo pelo dia que se inicia, mas logo após discute com alguém, é maledicente no trabalho, impaciente com o pedinte e faz intriga dentro do centro? ISSO É ABANDONAR!


     Nós, médiuns de Umbanda, temos o privilégio que talvez NENHUMA outra religião possui: o contato direto, diário com as entidades espirituais. Poderíamos sanar todas as nossas dúvidas, nos colocarmos à frente da entidade e perguntar o que é a espiritualidade, como ela se traduz, as histórias e ensinamentos daquele espírito. Mas jogamos fora essa oportunidade perguntando se conseguiremos trocar de carro ou se no trabalho o ambiente vai melhorar... tantas perdas...tanto desperdício. E o seu Tranca Rua falou isso. Que poucos vão até ele para aprender, perguntar. E que essa atitude deveria começar a vir dos mais velhos de casa até os mais novos que chegaram, para que os mais velhos sejam bons exemplos para os que chegam.


     Quase 3 horas de conversa. O silêncio se fez. Ele joga a fumaça do seu charuto para o alto. Dona Cigana, ao lado, traga o que seria o seu último cigarro da noite. Olha para frente, pede um ponto de subida..."quando Exu caminha, alguma coisa ele vai fazer...". Ali já havia sido feito algo. A semente do ensinamento, a forma como devemos nos portar. Cabe a todos seguir o que foi nos foi passado.

Paz e bem a todos!

6 Comentários:

Blogger Fátima Regina - Rio de Janeiro, RJ disse...

Maravilhoso esse post.Parabens a essa casa de luz.

segunda-feira, abril 19, 2010  
Blogger Unknown disse...

Muito aprendi neste dia,maravilhoso esse ensinamento que foi passado.
Parabens a esta linda casa,e fico feliz em fazer parte dessa.

quinta-feira, abril 29, 2010  
Anonymous Luna de Yemanjá disse...

Não sou médium da casa...Mas se tratando de seo Tranca ruas...Nem precisa falar, o quanto ele ensina!

Saravá!!!

quinta-feira, junho 03, 2010  
Anonymous SANDRA HELENA BEM disse...

Eu quando estive pela primeira vez na casa, foi justamente em uma gira em que ouvi Tranca Rua falar e discursou suavemente com tanta sabedoria, com tanta lucidez e tanto conhecimento que fiquei encantada.

Mais tarde por problemas espirituais minha mãe me indicou que eu procurasse a casa e fiz um tto com o Caboclo Ubirajara e graças a todos que me receberam e cuidaram de mim, consegui me reequilibrar e um dia voltei não como pedinte mais para agradecer e mais tarde voltei para pedir e oferecer meu trabalho. Hoje estou visitando este Blog e mais uma vez fiquei fascinada com a conversa "aula de conduta mediúnica e postura ética dentro de um centro de Umbanda e da vida como um todo.

Parabéns ao Seu Tranca Rua e Dona Cigana e também aos seus médiuns pelo envolvimento, pelo amor, pela disciplina, pelo exemplo. Estou encantada e muito me alegra saber que poderei fazer parte desta grande e linda família. A família CUCA.

terça-feira, abril 05, 2011  
Blogger Unknown disse...

Que maravilhoso saber que é essa a umbanda que tanto amo!
Agora mesmo que aumentou a minha vontade de conhecer esta casa de luz.
Parabéns aos dirigentes e médiuns .

terça-feira, junho 05, 2012  
Blogger Marcos Diniz disse...

Não sou médium até o momento da casa, mas gostaria de ser um dia, e lendo essa mensagem de seu Tranca Rua que tenho grande lealdade pois venho prestando obediência há mais de 20 anos, só tenho a dizer que ele é maravilhoso em suas palavras, tudo que ele possa nos ensinar é de grande utilidade em nossas vidas é um verdadeiro amigo.

segunda-feira, setembro 16, 2013  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Downloads
Contador de Visitas