BLOG DO CUCA

Centro de Umbanda Caminhos de Aruanda (CUCA) localizado na cidade do Rio de Janeiro, na rua eng. Mário de Carvalho, 135- Vicente de Carvalho (próximo ao metrô de Vicente de Carvalho), com sessões (consultas com caboclos pretos velhos) às quartas, a partir das 19:00 horas, e aos sábados, a partir das 18 horas. TODOS OS NOSSOS ATENDIMENTOS SÃO GRATUITOS. O intuito deste blog é trazer informações acerca do CUCA e da Umbanda, mostrando nosso dia-a-dia.

30.6.09

Batizado

Dia 27/06 ocorreu a cerimônia do batismo no CUCA. Médiuns e consulentes puderam escolher suas entidades para serem seus padrinhos e madrinhas.
Sempre me perguntei o porquê do batismo na Umbanda. Sabemos que é um sacramento católico,sem qualquer interligação com os nossos princípios. Na minha cabeça, poderia ser um ritual importado de outras religiões,mas que talvez ficasse sem colocação nos rituais Umbandistas. Além do mais, o batismo católico serve para tirar da criança o "pecado original". Vem cá, que pecado original é esse sem nem em Adão e Eva acredito?
Apesar do pouco tempo de Umbanda, percebi que os meus questionamentos e críticas com relação a religião na qual professo só existem porque ainda não conheço a fundo determinado assunto. No momento que estudo, que procuro saber com os guias determinadas situações, passo imediatamento do "isso é bobeira" para "nossa, tem todo um fundamento!".
Assim foi com o batismo. Se para os católicos serve como limpeza do pecado original, para nós significa mergulhar a fundo na religião. É o nascimento da fé, a conversão para a umbanda, o laço que se aperta mais forte, a responsabilidade daquele que se batiza em entregar de corpo e alma para a Umbanda. É a demonstração de carinho e fé pelas entidades que batizam, bem como da proteção dessas próprias entidades com os seus afilhados.
Quem passou pela a emoção de se batizar sabe o sentimento que corre à alma naquele momento. E no batismo que ocorreu no CUCA, percebíamos com muita clareza esses sentimentos. Nada mais comovente em ver uma preta velha lhe cruzar, passar azeite e depois um preto velho jogar água em sua cabeça, transparecendo um amor que ainda não temos mãos e pés para alcançar. E os padrinhos, ao final, com pétalas de rosas brancas, selarem essa liturgia tão bela que a Umbanda tem. Algo para ficar na memória dos que viram e no coração de quem se batizou.
Abraços fraternos!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Downloads
Contador de Visitas