BLOG DO CUCA

Centro de Umbanda Caminhos de Aruanda (CUCA) localizado na cidade do Rio de Janeiro, na rua eng. Mário de Carvalho, 135- Vicente de Carvalho (próximo ao metrô de Vicente de Carvalho), com sessões (consultas com caboclos pretos velhos) às quartas, a partir das 19:00 horas, e aos sábados, a partir das 18 horas. TODOS OS NOSSOS ATENDIMENTOS SÃO GRATUITOS. O intuito deste blog é trazer informações acerca do CUCA e da Umbanda, mostrando nosso dia-a-dia.

11.9.09

Perdão

O verbo perdoar é, na língua portuguesa, de fácil conjugação. É regular e se conjuga em todas as pessoas e tempos verbais. No entanto, no cotidiano... aí é que mora o problema.

Ainda não aprendemos a utilizá-lo no dia a dia. Escutamos, durante as belas mensagens provenientes do Alto, que o perdão é a chave da libertação do espírito. Quando nos dispomos a perdoar os erros alheios e os nossos, uma luz inunda nossa alma e nos faz mergulhar na serenidade da existência pacífica.

Quantas vezes, durante as nossas orações, pedimos a paz interior? Ao conversar com um grande amigo de jornada espiritual, concluímos que essa PAZ que desejamos ardentemente,nenhum bem material pode nos dar e nem Deus, em sua infinita sabedoria, pode nos oferecer. Para se ter a PAZ é necessário, antes de tudo, PERDOAR. Quando estamos com o coração cheio de mágoas, rancores, tristezas, é IMPOSSÍVEL observar a beleza da Vida. Se nos despojarmos desses sentimentos, através do perdão, vivemos em paz.

Um dia, prestando atenção na conversa de um preto velho, ele se virou para uma pessoa e disse: "Meu filho, perdoar não é esquecer o que o outro fez, mas sim lembrar do evento sem sentir dor."

Como é difícil chegarmos nesse patamar espiritual. Mas é nossa obrigação, praticantes da Umbanda e servidores dos trabalhadores do bem, buscar a prática do perdão. COmecemos assim: se alguém nos fez algo que não gostamos muito, tentemos pensar "ah, foi um mal momento dele"; se a palavra de um irmão o feriu, pensemos: "Talvez ele esteja vendo de forma errada; tentarei ajudar a fim de mostrar o correto"; se uma pessoa não lhe é muito afim, pratique a conversa fraterna, observe o que tem de bom a oferecer a receber.
Perdoar não é palavra a ser dita para o outro. É proposta de vida para alcançarmos a paz proveniente do Alto.

Vamos começar por hoje?


Abraços fraternos!

5 Comentários:

Blogger TEMPLO A CAMINHO DA PAZ disse...

Adorei.
Aqui no TCP, comemoramos o mês de Setembro como o mês do perdão em homenagem ao nosso patrono Pai Cipriano que nos disse: "O perdão é o único caminho que nos conduzirá à paz".
Parabéns pelo Blog.
abraços fraternos.
Armando Fernandes

quarta-feira, setembro 16, 2009  
Blogger Unknown disse...

Armando,

Se conseguirmos perdoar somente em um dia de setembro, pelo menos já valeu a pena... o perdão, em muitas situações, passa uma vida inteira sem aparecer...
Quando entendermos um pouquinho nossos pretos velhos, aí o perdão permanecerá não só em um mês, mas em toda existência...
Abraços!

quinta-feira, setembro 17, 2009  
Anonymous Junior do CUCA disse...

Perdão é lei divina, é a lição dos Preto velhos, o amor das crianças, a garra do cabloclo, e a ação do exu. Todos termos a obrigação sem forçar o coração de praticarmos o perdão, de perdoar e sermos perdoados, por mais que insistamos em não aceitar ser o amor que reside em nosso eu.

sexta-feira, setembro 18, 2009  
Blogger Alexandre disse...

Tanto como o amor nos unem as pessoas a quem dispensamos tão nobre sentimento, o ódio nos une e aprisiona a quem dedicamos este sentimento.

O perdão é um salutar remédio que nos liberta desta interprisão que criamos ao nutrir tal sentimento em relação aos outros.

Um grande abraço, energia e paz a todos!
Alexandre Arantes

sábado, dezembro 15, 2012  
Blogger Alexandre disse...

A frase do preto velho em que ele diz: "Meu filho, perdoar não é esquecer o que o outro fez, mas sim lembrar do evento sem sentir dor". É para ser meditada.


Um grande abraço, energia e paz a todos!
Alexandre Arantes

sábado, dezembro 15, 2012  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Downloads
Contador de Visitas